O sistema Jogavox foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como subproduto da dissertação de Mestrado da Prof. Érica Esteves da Cunha e da monografia de especialização da Prof. Lidiane Figueira da Silva.

As duas teses tiveram orientação do Prof. Josefino Cabral e co-orientação do Prof. José Antônio Borges.

As pesquisas desenvolvidas tiveram como foco, o emprego de jogos eletrônicos na educação de deficientes visuais.

Nela situaram-se o interesse pela utilização desses jogos e a dificuldade encontrada por professores na busca de material que atendesse às suas expectativas, com recursos adequados e de fácil adaptação às necessidades do aluno, incluindo conteúdos que pudessem ser levados para sala de aula, sem abandonar o caráter lúdico, motivador e estimulante.

Num segundo momento, abriu-se a possibilidade de submeter um projeto para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro(FAPERJ) no Edital: "Melhoria do Ensino das Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro", no qual o Projeto Jogavox obteve aprovação.

Desde então, estão sendo criados jogos no sistema, que poderão ser utilizados pelos professores, incluindo desta forma, alunos com deficiência visual em sala de aula.